sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Área Vip O câncer dos shows de rock


por Penny Lane
26 de novembro, 2010

Em todo show agora é a mesma coisa. Os fãs são segregados em duas facções, separados por grades e seguranças pouco simpáticos. A chamada área vip ou pista Premium virou moda mesmo. 

Não me entenda mal, não tenho nada contra a área vip, mesmo porque faço uso desse espaço em vários shows. O grande problema é que ela geralmente está localizada na frente do palco, muitas vezes afastando a banda de quem é realmente fã e esfriando os shows mundo afora. 

Área vip foi pensada pra quem tem grana e quer assistir a um show no sossego, longe dos pulos e gritos dos fãs mais afoitos. Sendo assim, acho que os vips deveriam ocupar outro espaço que não a frente imediata do palco. Até mesmo as próprias bandas reclamam desse afastamento do público normal durante suas apresentações. Então por que não colocar a área vip ao lado ou mesmo atrás do povão, já que o intuito é usufruir de um local mais tranqüilo?

A resposta vem em seguida, quando nos lembramos dos shows no Nilson Nelson, por exemplo. A área vip dos shows que acontecem dentro do ginásio é quase sempre maior que a pista normal e as cadeiras juntas. A sorte dos produtores é que ainda não aconteceu nada na cidade como a manifestação do público no show do Rage Against the Machine no SWU, onde os fãs normais derrubaram as grades e invadiram o local dos vips. 

Em grandes festivais internacionais como o de Reading na Inglaterra e o Coachella nos Estados Unidos, as áreas Vips se localizam na lateral ou atrás da grande massa. Tudo para garantir um ambiente mais tranquilo, com banheiros melhores, bebidinhas e comidinhas à mão. Nada disso é oferecido para os pagantes de ingressos Premium aqui em Brasília. Então qual é o objetivo da área vip dos shows que freqüentamos na cidade? A resposta acho que você já sabe. Se não sabe, basta olhar o precinho que pagamos pelos ingressos desses shows na capital do país.

0 comentários:

Postar um comentário