segunda-feira, 9 de março de 2015

Resenha: Scorpions – Return To Forever [2015]



Após ter que admitir a precipitação ao anunciar um fim para o qual não estava pronto, o Scorpions resolveu lançar mais um álbum de inéditas. O problema é que as ideias parecem cada vez mais esgotadas e repetitivas no campo das composições. Tal qual Unbreakable, Humanity: Hour 1 e Sting In The Tail, Return To Forever possui bons momentos, como a ótima “Going Out With A Bang”, que abre os trabalhos. Mas a previsibilidade aparece logo a seguir, em “We Built This House”. De novo aquele fraseado, de novo aquele refrão, de novo aquela base… Enfim, um exercício extremamente fácil para quem conhece a discografia dos alemães, especialmente de Blackout para frente.


Além da já citada primeira faixa, podemos destacar como ponto positivo a nova versão para “Rock’n’Roll Band”, com muita energia, lembrando os velhos tempos. “Hard Rockin’ The Place” também se sobressai, oferecendo uma agradável levada e boa participação de James Kottak, que sinceramente esperamos ter se recuperado das burradas feitas na vida pessoal. No campo das baladas, a suave “House Of Cards” possui um bonito arranjo. Mas não dá para deixar passar em branco momentos como a vergonhosa “Rollin’ Home”, capaz de fazer algumas músicas de Eye II Eye parecerem passáveis.



A edição deluxe traz mais faixas como bônus. Tal qual escrevi na resenha do MTV Unplugged, em 2013, tenho certeza que os fãs do gênero torcedor aprovarão Return To Forever. Mas, para quem tem critérios e não se sente acanhado por criticar uma banda que faz parte de sua história (e nem deve mesmo), não dá para aprovar cegamente a nova investida do Scorpions. Ao menos dá para dizer que Klaus Meine continua cantando melhor que a maioria esmagadora de seus colegas de geração – uma benção a essa altura. Mesmo assim, é muito pouco para quem já fez tanto, não apenas em termos musicais, como na função de desbravadores.

Nota 5

Klaus Meine (vocais)
Rudolf Schenker (guitarra)
Matthias Jabs (guitarra)
Pawel Maciwoda (baixo)
James Kottak (bateria)

01. Going Out With A Bang
02. We Built This House
03. Rock My Car
04. House Of Cards
05. All For One
06. Rock’n’Roll Band
07. Catch Your Luck And Play
08. Rollin’ Home
09. Hard Rockin’ The Place
10. Eye Of The Storm
11. The Scratch
12. Gypsy Life

Fonte: Van do Halen

0 comentários:

Postar um comentário