segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Europe: 10 anos de Start From The Dark


(lançado em 22 de setembro de 2004)

Apesar de ter parado por mais de dez anos, o Europe nunca decretou realmente o encerramento de suas atividades. Mas o fato é que a banda sueca se afastou do mapa, sendo lembrada apenas pelos fãs mais dedicados, à exceção de “The Final Countdown”, que nunca deixou de veicular com força na mídia. Na virada de 1999 para 2000, o grupo se reencontrou para uma breve reunião em Estocolmo, sendo a única apresentação com dois guitarristas, já que John Norum e Kee Marcello marcaram presença no evento. Ali começaram as conversas para um retorno em definitivo, que só se concretizaria oficialmente em 2003. A expectativa de uma volta como sexteto não foi confirmada, pois apenas Norum aceitou se comprometer com a agenda.

O objetivo não era promover um simples revival. Além de novos discos, a banda procurou uma sonoridade com a qual pudesse se identificar. Nada de seguir uma linha pré-concebida, especialmente porque os próprios músicos sempre declararam abertamente não mais se identificar com o que foi feito no passado. Isso fica claro na construção de Start From The Dark, de título autoexplicativo. Flertando com abordagens mais pesadas e obscuras, o Europe pode ter desagradado fãs mais conservadores. Mas não pode, jamais, ser taxado de oportunista, já que teria sido bem mais fácil percorrer o caminho seguro e fazer algo com que a velha guarda de admiradores se identificasse.


A nova identidade já fica clara na abertura, com os riffs matadores de “Got To Have Faith”, primeiro single e música mais conhecida do play. A outra usada para divulgação foi a bela balada “Hero”, um tributo às referências dos músicos que trará lembranças boas para quem aceitar viajar no clima e dar sua própria interpretação à história. Também foi bem sucedida a poderosa faixa-título, com sua sonoridade que mescla as melodias intrincadas, típicas do conjunto, com uma pegada mais contemporânea. Continua nos setlists dos concertos até hoje. Vale citar também as agitadas “Wake Up Call”, “Sucker” e “America” (que poderia ter sido melhor aproveitada ao vivo), além da bonita e melancólica “Roll With You”.

A categoria infinita de John Norum é o grande trunfo de Start From The Dark, que vendeu em torno de 600 mil cópias em todo o mundo. Bem abaixo dos clássicos de outrora, porém um número satisfatório para a realidade do mercado pós-downloads. Na Suécia, chegou ao segundo posto da parada, melhor posição da banda desde Out Of This World, trabalho lançado em 1988. Foi o primeiro passo para o surgimento de um novo Europe, que a despeito de reclamações, está cada vez melhor, vide a dobradinha Last Look At Eden/Bag Of Bones. É diferente, mas continua tendo bastante qualidade, basta permitir se deixar levar por uma sonoridade menos melosa.



Joey Tempest (vocais)
John Norum (guitarra)
John Levén (baixo)
Mic Michaelli (teclados)
Ian Haugland (bateria)


01. Got To Have Faith
02. Start From The Dark
03. Flames
04. Hero
05. Wake Up Call
06. Reason
07. Song No. 12
08. Roll With You
09. Sucker
10. Spirit Of The Underdog
11. America
12. Settle For Love

Fonte: Van do Halen

0 comentários:

Postar um comentário