quinta-feira, 10 de maio de 2012

FESTIVAL DAS ÁGUAS 2012




FESTIVAL DAS ÁGUAS 2012 DISCUTIRÁ ECONOMIA VERDE ALIADO A UMA SUPER PROGRAMAÇÃO CULTURAL

Festival das Águas 2012 discutirá economia verde aliado a uma super programação cultural

Evento introdutório a Rio +20, sob a chancela do Ministério do Meio Ambiente, que terá grandes nomes da música brasileira e discussão de temas ambientais.

          Brasília será palco, entre os dias 5 e 10 de junho, do maior evento socioambiental já realizado na cidade. Trata-se do Festival das Águas 2012, que objetiva discutir, promover e estimular a conscientização sobre a preservação da vida no planeta. Serão mais de 250 horas de programação diversificada às margens do Lago Paranoá, na Concha Acústica, com música, modalidades esportivas, fóruns, palestras, programas educativos e exposições. O evento, que começa no Dia Mundial do Meio Ambiente, antecede à Conferência Rio +20.
       A programação cultural contará com mais de 40 shows de bandas nacionais e internacionais, entre elas Detonautas, Família Lima, Ponto de Equilíbrio, Raimundos, e O Rappa. DJ’s renomados como Chuck Love Live, Mau Mau, Faroff, Simplejck, Zegon, entre outros, se revezarão nas pickups com as mais variadas vertentes da música eletrônica. O Festival dará espaço, ainda, para talentos do rock brasiliense. Vinte e quatro bandas da cidade, selecionadas especialmente para o evento, também estão na programação.
      Além da festa, o Festival das Águas 2012 colocará na pauta de discussão a sustentabilidade e a economia verde por meio de fóruns e painéis – uma discussão introdutória ao RIO +20, que acontece entre os dias 13 e 15 de junho, e tratará do mesmo assunto. O tema será dividido em mais de dez categorias como Energia e Clima, Água e Ecossistemas, Agricultura & Alimentação, Desenvolvimento Social, Urbanização e Cidades e Economia e Finanças do Desenvolvimento Sustentável, todas com foco no bioma Cerrado. Órgãos dos Governos Local e Federal, Organizações da Sociedade Civil e a ONU estarão presentes, criando o ambiente ideal para empresas, investidores e o público em geral enriquecerem seus conhecimentos e criarem novas oportunidades.
        O esporte também terá vez nos dias do Festival: 11 modalidades esportivas como Natação, Canoagem, Jet Ski, Wake Board, Wind Surf, entre outros, serão apresentadas de forma competitiva ou demonstrativa. Também entram na programação do festival neste ano: exposição de produtos de consumo sustentável; workshops, seminários, programa educativo para alunos de escolas públicas, palestras sobre diferentes temas relacionados ao manejo sustentável e consciente do meio ambiente, além de apresentações teatrais e circenses, em diferentes pontos da Concha Acústica.

Lista dos artistas no Festival das Águas:


Família Lima –  batizado como “1,2,3,4,5″, projeto apresenta composições em sintonia com o atual momento do mercado musical, em um híbrido do físico e virtual. Com participações especiais de Felipe Andreoli (Angra) e Drumagick, músicos dão continuidade à liberdade artística conquistada em Carmina Burana. Depois do lançamento de “Carmina Burana” (final de 2007), considerado o projeto mais ousado da carreira e muito bem recebido pela crítica especializada, os músicos da Família Lima dão continuidade à liberdade artística e voltam, três anos depois, com o inovador “1, 2, 3, 4, 5″.


Cristina Amaral – pernambucana da cidade de Sertânia, começou suas atividades artísticas ainda criança quando fez parte de um grupo jovem e cantava em templos da Igreja Católica, foi convidada a participar da Orquestra Marajoara como vocalista, depois ingressou no Grupo Os Tropicais onde dividiu o palco com Flávio José durante alguns anos.


Banda Charlie Brown Jr – chega em 2012 apresentando ao público o CD e o DVD Música Popular Caiçara, gravados ao vivo em Santos e Curitiba. Reunindo músicas selecionadas no repertório de 10 discos lançados em cerca de 15 anos, Música Popular Caiçara marca também a fase em que a banda liderada pelo vocalista Chorão volta a ter cinco integrantes, com o retorno do baixista Champignon e do guitarrista Marcão, que agora complementam a formação ao lado do guitarrista Thiago Castanho e do baterista Bruno Graveto.


Os Detonaltas – Detonautas Roque Clube (conhecida simplesmente por Detonautas) é uma banda brasileira de rock formada em 1997 no Rio de Janeiro, e que fez muito sucesso no começo dos anos 2000. Influenciados pelo som forte do gênero americano, geralmente as letras de suas canções referem-se a amor, violência e corrupção, uma preocupação com a cidadania que marca o perfil de luta social e política da banda.


Cone Crew Diretoria – desconhecido do chamado grande público, o ConeCrew reúne uma verdadeira legião de fãs, seguidores de sua filosofia, rimada em verso e prosa. Formado por Rany Money, Cert, Papatinho, Batoré, Ari e Maomé, todos entre 24 e 25 anos, o grupo de rap nasceu como uma brincadeira de adolescentes que se reuniam para andar de skate. Levado pelo assunto do que é proibido, tendo isto como tema ou citação na maior parte de seu vasto repertório, o sexteto cresce e aparece cada vez mais na cena hip-hop brasileira.Há cinco anos na estrada, o ConeCrew é dessas celebridad


Chimarruts – Oito pessoas, oito sonhos, oito caminhos que se encontraram: Rafa, Tati, Sander, Diego, Nê, Vinícius, Emerson e Rodrigo tocavam violão, cantavam e tomavam chimarrão em parques de Porto Alegre. Desses encontros surgiu uma grande amizade e a idéia de formar uma banda. E no segundo semestre de 2000 começou a trajetória da Chimarruts. Com músicas próprias que falam de amor e paz, a banda emplacou hits comoChapéu de Palha e Iemanjá nas rádios do Rio Grande do Sul. Em 2002, a Chimarruts gravou o seu primeiro CD homônimo com 14 faixas, todas compostas pela banda.


Raimundos – ao longo de 20 anos de estrada podemos é afirmar que temos a mesma energia de quando começamos. Hoje, nosso único objetivo é surpreender a todos e agradar nossos fãs em cada apresentação. Nosso front-man, Digão, mostra toda sua versalidade também na hora de compor as novas canções que são inseridas gradativamente no setlist dos shows, sem esquecer toda a história da banda. Como resultado, temos uma grande troca de energias em que cada um cumpre a risca o seu papel.


Saiba mais.


O Festival será realizado no período de 5 a 10 de junho, na Concha Acústica e terá ao fundo o Lago Paranoá. A ação ambiental vai reunir atrações nacionais e internacionais, além de feiras, atividades ambientais e esportes. Serão dois palcos e mais uma tenda eletrônica, onde se apresentarão DJs brasileiros e estrangeiros.


Dia Mundial da Água


O “Dia Mundial da Água” foi criado pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) através da resolução A/RES/47/193 de 22 de Fevereiro de 1993, declarando todo o dia 22 de Março de cada ano como sendo o Dia Mundial das Águas (DMA), para ser observado a partir de 1993, de acordo com as recomendações da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento contidas no capítulo 18 (Recursos hídricos) da Agenda 21.


Nesse período vários Estados foram convidados, como fosse mais apropriado no contexto nacional, a realizar no Dia, atividades concretas que promovam a conscientização pública através de publicações e difusão de documentários e a organização de conferências, mesas redondas, seminários e exposições relacionadas à conservação e desenvolvimento dos recursos hídricos e/ou a implementação das recomendações proposta pela Agenda 21. A cada ano são desenvolvidas atividades nos quatro cantos do mundo, com os objetivos:


- Tocar assuntos relacionados a problemas de abastecimento de água potável;
- Aumentar a consciência pública sobre a importância de conservação,
preservação e proteção da água, fontes e suprimentos de água potável;
- Aumentar a consciência dos governos, de agências internacionais,
organizações não-governamentais e setor privado.


Fontes: Site festivaldasaguas2012/ barulho cultural.

0 comentários:

Postar um comentário