quarta-feira, 21 de março de 2012

Brasília - Uma Cidade Careta







Por Penny Lane
19 de março, 2012 
                                                                                                                                                                


A copa do mundo do Brasil está aí. Logo logo chegarão os turistas a Brasília e desfrutarão de toda a nossa indústria de entretenimento. Bares, boates, museus, cinemas. Tudo estará pronto para receber pessoas de lugares remotos do mundo, certo? Errado!


Brasília é uma cidade careta, onde os bares fecham cedo e a polícia militar parece só se preocupar com os carros mal estacionados e com os bares que infringem a lei do silêncio, enquanto o número de sequestros relâmpagos cresce assustadoramente no Plano Piloto.


Outro dia, cheguei a um bar de sinuca na Asa Norte um pouco antes das duas horas da manhã, pensando em encontrar uns amigos e jogar uma sinuquinha antes de ir pra casa. O que encontrei por lá foi um carro de polícia em frente ao bar, com dois policiais do lado de fora, controlando a entrada dos frequentadores do local. Ninguém entrava mais, pois configuraria que o bar ainda estivesse aberto. Um bar subterrâneo, sem música ao vivo, onde absolutamente não se escuta nada do lado de fora, fechado antes das duas da manhã de um sábado. Passando por outros lugares da cidade, tudo fechado. Cheguei à conclusão de que duas horas da manhã Brasília está praticamente morta. Ao mesmo tempo, escutei uma mulher do lado de lá da rua, falando ao celular com o 190, reclamando de que acabaram de quebrar os vidros de seu carro na quadra de baixo.


Imagine um alemão ou mesmo um argentino chegando a Brasília para o evento esportivo. O cara assiste ao jogo de sua preferência, depois combina com os amigos de torcida a ida a um bar após as 11 da noite. Após três horas de diversão recebe a notícia de que o bar está fechando. Ele deve pensar que má sorte teve ele de ter que assistir aos jogos de seu time numa cidade fantasma como esta. E é exatamente assim que um estrangeiro se sente em Brasília. Uma cidade fria, que vive para o trabalho em suas repartições públicas e nada mais.


Como brasiliense que sou, me orgulho de minha cidade. Acho realmente que Brasília não merece ser sufocada por leis babacas que faz com que o cidadão se sinta numa terra de desenho animado. Tudo certinho, separado por setores, com seu crescimento normal de cidade abafado em prol da ordem e dos bons costumes. E o pior é que querem que os turistas venham pra cá admirar as maravilhas que a cidade possui. Quais maravilhas? A natureza? Ninguém vem à cidade por sua natureza, nem pelo comércio, museus,nem por nada a não ser pela arquitetura e mesmo assim a viagem dura apenas um dia. Nada me faz parar de pensar que a copa do mundo no Brasil deixará irritado o turista que tiver que vir a Brasília para assistir aos jogos de seu time. Sairão por ai dizendo o que todo turista diz de nossa cidade: Brasília é uma cidade careta.


Retirado do Site http://www.rockbrasilia.com.br



0 comentários:

Postar um comentário