quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

XI Encontro de Folias de Reis do DF começa nesta quinta, em Planaltina


Foto: Fernando Fidelis

Começa nesta quinta-feira (8/12) o XI Encontro de Folias de Reis do Distrito Federal (DF), na Praça São Sebastião, no Setor Tradicional de Planaltina. Durante quatro dias, vinte grupos representarão o DF, Minas Gerais e o Goiás em apresentações que envolvem fé, tradição e cultura. Rezas, ladainhas, comidas típicas e danças como a catira, o lundu e a curraleira farão parte da programação. O evento vai até domingo (11/12).
Além das atrações da cidade, os presentes poderão curtir shows de cantores nacionais no palco principal. Logo na abertura, o público contará com a apresentação de Almir Sater. Nos demais dias, são esperados artistas como Zé Mulato e Cassiano, Pedro Bento e Zé da Estrada, Liu e Léo, Galvan e Galvãozinho, Márcio e Marcelo, Flávio Brasil, Kleuton e Karen, Badia Medeiros, Vandeley e Valtecy, Diego e Gustavo, Luiz Faria e Silva Neto, e o Regional do Tico-Tico, entre outros.
No intervalo das atrações, haverá momentos de oração e confraternização, representações teatrais e cantos de agradecimentos. Como prevê a tradição, almoços e jantares serão servidos.
O artesanato local será exposto para que os visitantes conheçam os trabalhos da cidade. A organização do evento promoverá ainda o concurso de presépios. O objetivo é incentivar os moradores a manterem a tradição de montar a gruta em que Jesus nasceu. Os melhores trabalhos receberão prêmio de até R$ 2 mil.

Tradição

A Folia de Reis comemora o nascimento de Jesus Cristo e a visita dos Reis Magos vista pelas comunidades rurais. Iniciada em Portugal e trazida ao DF pelos candangos do Centro-Sul, a festa faz parte do calendário oficial da cidade e conta com o apoio do Governo do Distrito Federal, por meio da Secretaria de Turismo.

Do Correio Braziliense 
Com informações da Agência Brasília.

Fonte: Portal Brasilia

0 comentários:

Postar um comentário