sexta-feira, 22 de julho de 2011

Ultimate Classic Rock: lista dos melhores álbuns de 1981

Os álbuns lançados em 1981 são a trilha sonora de um momento de transição no rock. A MTV entrou no ar no dia 1 agosto de 1981, e como alguns dos nomes que estão nesta lista, as bandas começaram a viver e morrer em sua própria aparência e imagem. Falando nisso vamos dar uma olhada no passado e lembrar os melhores álbuns lançados no ano de 1981:
Imagem

10. "Fair Warning" - VAN HALEN:
O quarto álbum do Van Halen nesse ano, fez com que Eddie Van Halen tivesse a idéia de fazer um álbum com canções mais sérias e complexas com os instintos Pop de David Lee Roth. "Unchained" foi o único grande hit, mas "Fair Warning" ao longo do tempo tem sido reconhecido como um dos seus melhores álbuns.
Imagem



9. "Abacab" - GENESIS:
Sejamos francos, para alguns de nós "Abacab" não foi apenas um dos melhores álbuns de 1981, mas possivelmente o melhor álbum do Genesis. A combinação entre o rock progressivo e o pop, foi a mistura perfeita para a sensibilidade melódica da banda. 
Imagem



8. "Diary of a Madman" - OZZY OSBOURNE:
A química entre as composições de Ozzy e o falecido guitarrista Randy Rhoads era tão forte que rapidamente gravaram um sucessor de "Blizzard of Ozz". Durante uma breve pausa na turnê de 1980, Ozzy gravou "Diary of a Madmam". Canções como "Over the Mountain", "Flying High Again" e a faixa-título, fez com que a carreira solo de Ozzy permanecesse nas rádios de rock até os dias de hoje.
Imagem

7. "Moving Pictures" - RUSH:
Realmente, quando se fala de "Rush" e "1981", devemos lembrar da performance vocal de Geddy Lee. Os fãs mais fervorosos do Rush não negam o poder de "Limelight", seguida pela "Tom Sawyer", a mais famosa do disco. Um riff com uma bela distorção de Alex Lifeson abre a faixa. Mas o que pega mesmo é a harmonia perfeita da música: acordes escolhidos a dedo, parecendo que cada um foi detalhadamente pensado para se encaixar no contexto.
Imagem

6. "Tattoo You" - ROLLING STONES:
Os Stones vasculharam seus armários atrás de músicas antigas e chegaram a um clássico e impressionante álbum. As pedras rolantes lançaram hits como "Start Me Up", que merece destaque principal, mas por outro lado, a balada "Heaven", mostra que é dígna do seu tempo.
Imagem



5. "Ghost in the Machine" - POLICE:
As origens punk do trio britânico marcam as lembrança de "Ghost in the Machine", o quarto LP do Police é claramente um dos melhores álbuns lançados em 1981. Canções como a irresistível "Every Little Thing She Does is Magic" mostram que as composições de Sting tinham se tornado mais sólidas. "Synchronicity" também fez com que o álbum ficasse mais refinado.
Imagem



4. "4" - FOREIGNER:
A balada "Waiting for a Girl Like You" é uma canção que todo mundo, até sua mãe vai se lembrar, mas se você é daqueles que acompanha a história do rock, como o próprio nome já diz, "Juke Box Hero" merece destaque neste álbum, que é um dos melhores dos anos 80. 
Imagem



3. "Don't Say No" - BILLY SQUIER:
Billy Squier contribuiu muito para estar nas primeiras posições dessa lista dos maiores álbuns de 1981. "Don´t Say No" é recheado com canções gloriosas como "In the Dark", "The Stroke" e "Lonely is the Night".
Imagem



2. "Bella Donna" - STEVIE NICKS:
Ela abandonou seus companheiros de banda do Fleetwood Mac e provou ser tão grande e fazer sucesso por conta própria do que com sua antiga banda. Ela ganhou uma pequena ajuda de Tom Petty e os Heartbreakers em "Stop Draggin" e "My Heart Around" e de Don Henley em "Leather and Lace". Mas na maioria, ela foi uma mulher independente, gerando singles de sucesso e uma carreira solo que permanece forte até hoje.
Imagem

1. "Escape" - JOURNEY:
Bem... não tinha como o Journey escapar do rádio ou da TV, no verão de 1981. Este álbum superou Stivie Nicks com quase nenhuma diferença. No mesmo ano a banda lançou um jogo para atari, intitulado "Journey Escape". Juntamente com o álbum de 1983, "Frontiers", o Journey virou uma regra no início dos anos 80, definitivamente fizeram seu reinado no rock em 1981.
Fonte desta matéria (em inglês): ultimateclassicrock.com

0 comentários:

Postar um comentário