segunda-feira, 16 de maio de 2011

1 Ano Sem Dio: a fase pré-metal de DIO

Muito antes de ser conhecido como grande vocalista na cena Hard Rock/Heavy Metal, a voz do metal (como ficou conhecido) Ronnie James Dio integrou bandas mais próximas do que era tendência no Rock’n’Roll em suas épocas, no caso as décadas de 50 e 60. Uma dessas bandas é a Ronnie Dio and the Prophets.

É uma das primeiras bandas de Ronnie James Dio (seu verdadeiro nome: Ronald James Padavona), que trazia além dele no baixo e vocais, Dick Bottoff na guitarra, Nick Pantas na guitarra e Tom Rogers na bateria. Muitos que começaram a curtir o Dio em sua carreira solo nos anos 80, ou mesmo no Rainbow e no Sabbath, nem imaginam que desde 1957 ele atuava no ramo musical. Longe de ser um simples vocalista, Dio já tocou baixo, trompete e piano e gravou discos e compactos no melhor estilo Doo Wop, Soul, R&b, Pop e Rockabilly.

Em 1957, Ronnie James Dio e o guitarrista Nick Pantas formaram o The Vegas Kings. Depois mudaram o nome para Ronnie and The Humblers, depois Ronnie and The Red Caps e por último Ronnie Dio and The Prophets.

Era aquela coisa meio brega-romântica do final dos anos 50 / início dos 60. Então não espere ouvir algo como “Holy Diver” ou “The Last In Line”. Dio e seus profetas compunham temas próprios e executavam standarts da música pop, rock e soul da época, como “I Left My Heart In San Francisco”, “Red Top”, “Great Balls Of Fire”, “The Way Of Love” e “Say You’re Mine Again”.


A banda durou até o outono de 1967. Dio e Pantas seguiram em frente e formaram o The Electric Elves, que depois encurtou o nome para The Elves. Tudo acabou em 1970, depois da morte de Nick Pantas em um trágico acidente automobilístico envolvendo toda a banda.

Dio tinha verdadeira adoração pelas bandas vocais femininas produzidas pelo lendário Phil Spector, como as Ronnetes. Não é a toa que várias gravações dos Prophets contam com backing vocals femininos.

Fonte: PoeiraBlog

0 comentários:

Postar um comentário