sábado, 5 de março de 2011

Por que ...And Justice For All é um Álbum Especial?



...And Justice For All, ahhh ...And Justice For All, um disco tão pouco falado mas tão maravilhoso... 


É bastante subestimado, acredito que principalmente por se encontrar entre dois álbuns clássicos do Metallica, o genial Master Of Puppets (1986) e o comercial Metallica (1991). 


A própria criação do álbum foi uma verdadeira superação: em 27 de Setembro de 1986 o baixista Cliff Burton morria esmagado pelo ônibus da banda, o que pôs fim a um talento incrível e a uma carreira ainda em construção. Isso causou dúvidas sobre o futuro nos 3 membros restantes e o fim foi cogitado.


Por fim, com o apoio até da família de Burton, os membros restantes fizeram audições para encontrar um novo baixista, que se personificou, no dia 28 de Outubro de 1986 em Jason Newsted.


Assim começou o processo de composição e gravação do álbum, que culminaria em um dos discos mais completos do Heavy Metal. 

A temática obscura do disco dá ao som do Metallica um tom maduro que não estava presente nos discos anteriores, e a abordagem de temas polêmicos como a venda da justiça estão maravilhosamente retratados nas nove faixas do disco.

Há obras primas como ...And Justice For All (de mais de 9 minutos, com passagens acústicas e, é claro, muito peso e solos que mostram toda a técnica dos músicos), One (uma música cheia de momentos surpreendentes, com solos incríveis, dedilhados belíssimos e passagens entorpecentes), e To Live Is To Die, um instrumental de mais de 9 minutos, que foi uma homenagem a Cliff Burton, contando na parte final com frases que Cliff gostava de citar. Pra mim é a melhor das 3 grandes músicas instrumentais feitas pelo Metallica. 

Há no disco um som coeso e que mostra uma grande banda tentando juntar os cacos de uma tragédia e tentando seguir em frente da melhor forma possível. Nem todos os que passam por uma experiência traumática conseguem voltar a ativa com tanta qualidade e de cabeça erguida. 

Pra mim o ..And Justice For All foi um divisor de águas na carreira do Metallica, o fim da fase mais complexa e pesada da banda e o último grande álbum deles, que, com o retorno não tão positivo (pra piorar ainda perderam o Grammy (que eles já contavam como ganho certo) de música pesada para o Jethro Tull em 1989 , uma banda que nem é de Rock pesado) fez com que eles mudassem completamente sua direção musical, optando por um som mais comercial... Uma pena...

FONTE: BLOG Figurinhas do ROck

0 comentários:

Postar um comentário