quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Afinal, Qual é a Melhor Fase do Guns N' Roses?

Tema de discussões sem fim, embora os defensores da fase inicial sejam maioria...

O fato é que, na fase inicial, do disco Appetite For Destruction o Guns era exclusivamente uma banda de Hard Rock. A imagem do baterista Steven Adler e do guitarrista base Izzy Stradlin tornavam essa imagem ainda mais forte.

Porém, à partir do disco Use Your Illusion essa imagem Hard Rock da banda foi substituída por uma de Metal, de um som mais complexo.
Muitos dizem que a mudança se deve a entrada do baterista Matt Sorum, mas eu discordo. A grande qualidade e complexidade ritmica de Sorum sem dúvida ajudou a banda a quebrar barreiras musicais, o que possivelmente  os fez tornar o som da banda mais complexo, mas de nenhuma forma foi o único responsável pelo som Metal do grupo. 
Todos os músicos evoluíram muito nesses anos, principalmente Slash e Duff, o que foi fundamental para o crescimento da banda como um todo.

Pra mim o som do Appetite For Destruction é Hard Rock puro, mas o dos Use Your Illusion I e II é universal. Ora como assim? Bem é que ao abrir o leque de possibilidades musicais o Guns tornou seu som diferente de tudo o que estava sendo feito na época no Rock, e possibilitou que a banda se tornasse a maior da década de 90.
Acho que faltava algo na formação inicial do Guns que tornasse a imagem da banda tão impactante como a que foi apresentada na Use Your Illusion Tour. A imagem de Gilby Clarke com a Les Paul pra mim é muito mais empolgante que a de Izzy com uma guitarra semi acústica.

Os shows de 3 horas dessa turnê também eram geniais, e ninguém desde o Led Zeppelin tinha  se atrevido a fazer shows dessa magnitude, com improvisos longos, solos de guitarra de arrepiar e, é claro um solo de bateria de mais de 7 minutos. 
Isso não é pra qualquer um, e acredito que foi fator decisivo para eu preferir o Guns da Use Your Illusions ao Guns do Appetite For Destruction.

O som Hard Rock foi transformado em um som complexo e dinâmico, cheio de momentos empolgantes e de tirar o fôlego que me fazem preferir Estranged (minha música preferida do Guns) à Nightrain por exemplo.

E, para encerrar e contrariar aqueles que somente criticam a atual fase do Guns (eu era um dessas pessoas até ler essa frase), vou citar uma frase dita por Dizzy Reed, tecladista que ao lado de Axl é hoje o único remanescente da banda do Use Your Illusion:

Não interessa o que façamos, há sempre algumas pessoas que nunca vão se libertar da antiga banda. Mas a maioria das pessoas que vejo estão adorando; perdem a cabeça, dançam e cantam conosco. Não me parece que tenham saudades dos músicos anteriores. Uma a uma, as pessoas estão começando a desistir. A velha banda era um pouco mais caótica e auto-destrutiva; esta banda, na minha opinião, está mais concentrada em seguir o caminho oposto.

0 comentários:

Postar um comentário