quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

CHICKEFOOT: “CHEGOU A HORA DE ‘ZEPPELINIZAR’ NOSSA MÚSICA”, DIZ SAMMY HAGAR

Fonte: Music Radar
O website “Music Radar” publicou uma matéria sobre o supergrupo Chickenfoot, com depoimentos exclusivos do vocalista Sammy Hagar. Na matéria, Hagar fala sobre o novo álbum – cujas gravações começam amanhã -, possíveis substitutos temporários para o baterista Chad Smith, dentre outros assuntos.
Confira a matéria na íntegra, em português, com exclusividade no IMPRENSA ROCKER!
O Chickenfoot começa a gravar seu novo álbum nesta sexta-feira, mas para o vocalista Sammy Hagar, as próximas 48 horas parecerão uma eternidade. “Estou tão preparado para fazer este disco”, diz. “Estou mais do que preparado! As canções que temos, os riffs que têm aparecido – estamos indo fundo”.
De acordo com Hagar, “Temos umas coisas planejadas que nunca poderíamos nem ter sonhado quando nos juntamos. Estou falando de algo mais pesado, mais blues, mais emocional – fico arrepiado só de pensar nelas”.
O Chickenfoot (que também inclui o guitarrista Joe Satriani, o baixista Michael Anthony e o baterista Chad Smith) irá gravar o álbum no estúdio de Hagar, em Marin County, que se chama “The Foot Locker”, mas antigamente era conhecido como “Red Rocker”. “Fizemos muita coisa do primeiro álbum aqui”, ele diz. “E o concluímos no ‘Skywalker Studios’. Desta vez, tenho certeza de que poderemos fazer tudo aqui. Cinco canções do primeiro álbum foram gravadas inteiramente aqui, e elas são algumas das minhas preferidas”.
Hagar é particularmente apaixonado pelo som de bateria que o salão ao vivo do estúdio oferece, e ele diz que recentes melhorias na mesa de som irão resultar “numa bateria que irá arrancar sua cabeça. Mal posso esperar para ouvir meu amigo Chad neste lugar. Nós ajustamos tudo a um nível inacreditável. A não ser que eu esteja louco – e, é claro, já foi dito que eu sou – ninguém irá dizer que não temos linhas suficientes ou que a mesa falta isto ou aquilo. Este lugar foi construído para detonar. Ficaremos aqui até este safado ficar pronto”.
O que não demorará, acredita o vocalista. “O último disco nos tomou três meses”, diz. “E eu acho que terminaremos este em metade deste tempo. Nós não temos aquelas sessões penosas onde olhamos frase por frase e tiramos toda a energia das canções. Todos são tão musicalmente capazes nesta banda, que podemos detonar. Somos quase como uma banda de Jazz. Alguém diz algo e lá vamos nós”.
Enquanto que o debut da banda, que recebeu disco de ouro, foi coproduzido pelo veterano Andy Johns junto com a banda, desta vez Mike Fraser, que mixou o álbum anterior, será o engenheiro e co produtor. “Andy é ótimo, mas ele é vai um pouco pela tentativa de acertos e erros”, diz Hagar. “Ele meio que dá asas à coisa. Mike já é um tipo diferente de animal. Ele é um cara mais controlador, mas de uma forma positive. Acredite em mim, esta banda pode ficar à deriva com a constante fluidez de idéias, então precisamos de um cara que nos domine”.
Hagar estima que a banda irá entrar no estúdio com quatro canções totalmente prontas – música e letras. Dos 14 fragmentos de canções que Satriani mandou para o grupo nos últimos meses, o cantor diz que tem idéias melódicas e líricas para cerca de oito delas. “Veremos o que funciona e o que não. A música e a composição é tão espontânea nesta banda. Tenho certeza de que assim que todos estivermos juntos na sala, outras canções surgirão e outras ficarão pelo caminho”.
Apesar do Chickenfoot ter passado boa parte de 2010 afastado (Satriani acabou de concluir uma turnê do seu álbum mais recente, “Black Swans and Wormhole Wizards”, enquanto Smith tem estado terminando o aguardado próximo álbum do Red Hot Chili Peppers), Hagar não tem razão para duvidar que assim que os quatro músicos se reunirem, voarão faíscas. “Tudo que tenho que fazer é dizer a Joe que estou pensando em fazer algo na linha de “Whole Lotta Love”, e ele tocará um riff com aquele espírito. Então eu começo a cantar, Chad and Mike entrarão rasgando e, antes que você perceba, nós temos uma canção”.
Quando perguntado como o novo álbum poderá se diferenciar do seu predecessor, Hagar aponta para uma canção intitulada “Come Closer”, na qual ele diz ser a primeira vez que Satriani compõe uma música para uma letra dele já existente. “Normalmente, eu escrevo a letra para as músicas; desta vez fizemos o contrário, e ficou maravilhoso”. Hagar também menciona dois números acústicos nos quais Satriani tem trabalhado. “Eles são Blues sensacionais”, diz. “Estou ouvindo as minhas antologias de Robert Johnson para entrar no espírito. O que eu quero fazer é ser bem autêntico com o Blues, como o Zeppelin fazia. Quero pegar o Blues e transformá-lo em Rock. Chegou a hora de ‘Zeppelinizar’ nossa música”.
Sobre uma possível data de lançamento, Hagar diz que “é um pouco cedo para prever isto, mas eu realmente quero cair na estrada neste ano”. Um possível problema com relação às turnês centra-se em Smith, que provavelmente irá tocar com o Chili Peppers quando eles lançarem seu novo álbum no verão (Nota do Tradutor: Verão no hemisfério norte). “É um conflito”, Hagar admite. “Mas o que se pode fazer? Chad irá fazer um álbum incrível com nós. Se ele não puder excursionar com a gente, teremos que pegar um substituto temporário”. Ele fala em Jason Bonham, Matt Sorum, Vinnie Paul e Abe Laboriel Jr. como possíveis candidatos. “Qualquer um destes seria maravilhoso mas, como eu disse, eles seriam temporários – tenho que salientar isto. Chad Smith é um membro do Chickenfoot e pronto”.

0 comentários:

Postar um comentário