segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Festival Rock Feminino

Inscreva sua banda!

O rock feito por mulheres ganhou um palco, um festival, milhares de espectadores e um dia municipal. Pelo nono ano consecutivo a pacata Rio Claro, cidade do interior de São Paulo, se transformará no reduto do rock para as meninas de plantão. Considerado o segundo melhor festival de música independente (Prêmio Dynamite 2007) e o maior do segmento no Brasil (segundo a revista Rock Brigade), o Festival Rock Feminino é uma iniciativa para divulgar a arte feminina, ajudar instituições de caridade e demonstrar a necessidade de políticas igualitárias entre homens e mulheres.

Oficialmente, o Dia Municipal do Rock Feminino foi instituído no dia 9 de março de 2010, com aprovação unânime na Câmara de Vereadores, sob Lei número 4039/2010. A partir de 2010, Rio Claro é a primeira cidade do país a ter um dia exclusivo para o rock de meninas: todo terceiro fim de semana de março.

Desde 2003 o evento vem duplicando seu público chegando em 2010 a atrair quatro mil pessoas e arrecadar mais de três mil litros de leite para o Fundo Social de Solidariedade e Rede do Câncer. Outro número marcante do festival são as inscrições que, de quatro bandas na primeira edição, atingiram a marca de 440 inscritas para a edição 2010, dentre elas bandas de todo Brasil e América Latina.

Festival Rock Feminino é o primeiro festival de música independente a ser transmitido ao vivo por internet e tv a cabo. Em sua última edição, foi acessado por 2680 internautas, segundo relatório de acessos do Google.

Paralelamente aos shows, são promovidas palestras, mostras, exposições, workshops e reuniões para capacitação de produção musical e incentivo a produção autoral. Em 2010 aconteceram exposição de artes plásticas, mostra de cinema, teatro, apresentação de orquestra sinfônica e festas com a marca Rock Feminino nas cidades da região.

Ao longo de sua história o Festival vem acumulando prêmios e reconhecimento na mídia. Em 2007 foi considerado o segundo melhor festival de música independente do país e sexto melhor website pelo Prêmio Dynamite de Música (antigo Prêmio Claro e Prêmio Toddy); também recebeu o prêmio de melhor produção pelo 3º Prêmio GRC Music. Além de ótimas resenhas em revistas e jornais especializados como a revista Rock Hard, Revista Ocas, jornal O Estado de São Paulo, Portal Terra e revista Rock Brigade.

Grandes bandas também passaram pelos palcos do evento: Fake Number, Leela, Ravenland, She Devils (Argentina), Shadowside, Unidade Imaginária, Upset Kids, Hats, Izi e muitas outras que através da apresentação no festival tem obtido visibilidade nacionalmente. Em 2010, o ex-VJ da MTV Thunderbird foi o mestre de cerimônia do festival.

Para selecionar as bandas que se apresentam no evento são convidados jurados de todo Brasil dos mais variados ramos musicais. Dentre eles: Fernanda Takai (Pato Fu), Lynn Louise Lowrey (Vixen - EUA), Bianca Jhordão (Leela), Verônica Freeman (EUA), Vanessa Krongold (Ludov), Mari Moon (MTV), Thunderbird e Heraldo Paarmann (Ultraje a Rigor).

Reconhecido como o maior festival do segmento, as insrições para o Rock Feminino já estão abertas e podem ser feitas através do hotsite do evento:http://www.rockfeminino.org. As inscrições são gratuitas e podem se inscrever artistas de todo país, contanto, que apresentem no mínimo uma mulher em sua formação oficial.

0 comentários:

Postar um comentário