quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Mulheres do Rock

Os bastidores do rock no DF sob o ponto de vista feminino


por Penny Lane
28 de setembro, 2010


Foi lançado no último dia 21 de setembro o livro Mulheres do Rock, produzido pelo Zine Oficial e parte integrante do projeto Letra de Música. Escrito por figuras atuantes no rock de Brasília, o livro traz relatos pessoais de Alice (Gulag), Andréia (ex-Valhalla), Bianca (ex-Bulimia), Ludmila (Estamira), Márcia (Headbanger´s Attack) e Zanny (Flammea).


A obra conta em 160 páginas um pouco da história do rock da nossa cidade desde a década de 80, assim como a saga da mulherada desde a descoberta do amor pelo rock, até os dias de hoje. Mesmo espalhadas pelo underground do DF, as histórias das seis mulheres se cruzam em diferentes épocas e em locais já não existentes da cidade. “Descobri na 109 Sul, o Bar do Luiz, Arabeske, Beirute e toda confusão que rolava nesses lugares. Eu já estava submersa por esse estilo de vida, das baladas diurnas no Espaço Cultural (508 sul) às festas demoníacas do Cacalo”, conta Bianca, logo no comecinho do livro.

Outras tantas historinhas interessantes como o início do Valhalla, contada por Andréa, a origem do nome Rarabichuebas, explicada por Zayne, o que rolava no Calabouço da UnB, contado por Alice, entre outros vários causos que enriquecem o livro e lhe dão importância histórica.

Contudo, o livro não cai no vão sexista de apresentar a grande diferença que poderia existir entre mulheres e homens que fazem rock´n roll: “Até hoje este é um tema delicado para mim, pois ao mesmo tempo que acho importante fortalecer uma identidade de mulher musicista, já que ela na é pressuposta como a do homem músico, também gostaria apenas de ser vista como alguém que integra uma banda boa, independente de haverem mulheres ou não em sua composição.”, desabafa Ludmila.

Mulheres do Rock pode ser adquirido a 20 reais na FNAC e no Conic. Mais informações sobre o livro e o projeto Letra de Música pelo site http://www.zineoficial.com.br/mulheres_do_rock.html



Fonte: http://www.rockbrasilia.com.br/penny_drive/pennydrive.php?codigo=146

0 comentários:

Postar um comentário